Carne para bifes grelhados

  • img

    Na hora de cozinhar, é normal surgir aquela dúvida na hora de escolher a carne. Qual o melhor corte para fazer um bom bife

    Segue as dicas:

    Contrafilé (ou filé de lombo): Corte de primeira. Seu grande segredo é não deixar passar do tempo ideal para não endurecer, com exceção à carnes maturadas, que são muito mais macias. Busque sempre as peças com capa de gordura, que ficam mais macias e saborosas durante o preparo.

    Filé mignon: Corte de primeira. É o corte mais nobre, por ser o mais macio. Para fazer um bom filé mignon não se esqueça da regra básica sobre as carnes: o mais importante é a gordura, responsável pelo sabor. Como o mignon não a tem, é importante untá-lo um pouco. 

    Picanha: Corte de primeira. Aliás, é a estrela dos churrascos! A gordura da picanha só pode ser retirada após ter sido assada, caso contrário as fibras de sua carne ficarão enrijecidas e sem gosto.

    Alcatra: Corte de primeira. É formada por um conjunto de 5 cortes diferentes de carnes. A picanha faz parte deste conjunto. Em seguida, temos o miolo da alcatra, que seria a própria, usada nos churrascos tradicionais e justamente do miolo é que se tira o Baby-Beef, uma tira de carne do tamanho de um pequeno bife muito macio e apreciado por todos. Tem ainda mais dois cortes: o Tender Steak e o Top Sirloin, que possuem entre eles um nervo que se aloja dentro do miolo da alcatra. Assim como a picanha, a alcatra também possui muitas variações em seus cortes, podendo ser bem utilizada também em bifes.

    Maminha: Corte de primeira. A maminha é uma carne com boa espessura, textura e sabor que podem ser melhor aproveitados no espeto, fatiando pouco a pouco, como o cupim. Inicia-se com o sal grosso, depois cobre-se as partes fatiadas com sal fino e volta ao fogo. Outra variação pra churrasco é cobrir as partes fatiadas com um creme de alho. Dá um aroma e sabor inigualáveis. 

    Patinho: Corte de primeira. É ideal para bife à milanesa.

    Coxão mole: Corte de primeira. Dá bifes bem suculentos. Ótima também quando grelhada. Neste caso, pode ser também bem condimentada antes de ser colocada na grelha.

    Lagarto: Corte de primeira. Em bifes, só se for protegida por um massinha para empanar.

    DICA: Selar a carne é o segredo de um bom bife grelhado, nunca fique virando seu bife de um lado pro outro na panela.

     

  • Produtos

  • Receba nossas ofertas